sábado, 28 de fevereiro de 2009

Caso escondido pela imprensa - Não deixem esquecer

BENFICA CONTROLAVA O SISTEMA
João Rodrigues, ex-Presidente da FPF e ex-Vice do Benfica

Retirado de: jn.sapo.pt

O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues, admite ter sido intermediário entre o ex-líder do Conselho de Arbitragem da FPF e Luís Filipe Vieira na escolha de árbitros para o Benfica. Este exemplo foi avançado ontem no Tribunal de Gondomar como explicação para a cedência Pinto de Sousa aos desejos dos clubes na nomeação de árbitros. Tudo para "evitar conflitualidades" e não num contexto de corrupção.

"Só me foi pedido para perguntar ao sr. Luís Filipe Vieira o que achava de determinado árbitro, já que o Paulo Paraty não podia ser. Ele disse que não estava de acordo e eu, aí, dei por terminada a minha colaboração", explicou assim João Rodrigues o seu papel perante o clube da Luz, já fora da sala de audiência. "Não me ponham nas nomeações, porque nada tenho a ver com isso".

Perante os juízes, o homem que também chegou a fazer parte de comissões de justiça e disciplina da FIFA mostrou-se conhecedor do funcionamento do Conselho de Arbitragem e dos contornos do caso Apito Dourado. "Tenho a certeza de que se ele nomeava árbitros de acordo com um clube dizia logo aos outros. Dava três nomes possíveis e a última palavra era a dele", disse João Rodrigues, dizendo acreditar que o rival do Gondomar SC, o Dragões Sandinenses, também tinha uma palavra a dizer nas nomeações de árbitros, através do vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Francisco Costa, que era amigo do líder daquele clube de Gaia.

"O grande mal desde homem foi sempre evitar a conflitualidade. Tinha o telefone sempre aberto para todos os clubes. Seja o Gondomar, os Dragões ou o Benfica".

Moretto Vs Guarda Abel


Desde pequenino ouço falar do famoso "guarda Abel". Ainda hoje se fazem piadolas e ouve-se falar desse senhor em programas desportivos ou sempre que se pretende ridicularizar ou fazer do FC Porto um clube incorreto de uma cidade de pessoas violentas.

Agora vejam este vídeo e comparem com o tratamento dado pelo jornal "Record"
Alguém ouviu falar mais disto? Isto teve alguma conclusão?


Destaques

Da visita do presidente do FC Porto a Mira, este é o maior motivo de destaque que o jornal "Record" encontrou na sua edição electrónica:

Jornais 28/02/2009









O jornal "A Bola" faz a milésima capa com o Nuno Gomes, com o título pomposo de "Bate Coração". O Clássico de logo fica para segundo plano. O mesmo podemos dizer do jornal "Record" e "O Jogo". No entanto este último reflecte com maior exactidão o que aconteceu em campo.

Resultados Inquérito

Resultados do Inquérito em que perguntava aos visitantes se
A Imprensa é Justa para o FC Porto?

Demasiado Brandos - 4%
Sim, justíssima - 4%
Pouco Justa - 10%
Deviam ter vergonha na cara- 80%

Afinal sinto-me um pouco menos só.....

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Querido João Querido

Nas minhas pesquisas pelo youtube encontrei este fantástico vídeo de um comentário de João Querido Manha. Tirem as vossas conclusões, é assim que anda o jornalismo desportivo neste país...

Pérolas do Passado

















Vale tudo para vender papel.

Jornais 27/02/2009











Os jornais de hoje dão o destaque principal ao jogo entre o Benfica e o Leixões o que não deixa de ser normal tendo em conta a classificação das duas equipas.
O jornal "A Bola" destaca Cardozo com um título que não percebo muito bem o que significa e antecipa um duelo com o guarda-redes Beto do Leixões. Para os jogadores a moral elevada é importante e o jornal "A Bola" certifica-se que isso aconteça.
O jornal Record noticia uma declaração de um vice do Sporting o que não pode deixar de ser uma notícia compreensivelmente de primeira página tendo em conta as boas relações entre os dois clubes.
Quanto ao "Jogo" (que dizem Portista) destaca novamente o jogo desta noite.
Conclusão: Madrid já passou à história!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Começou a preparação do Clássico









O Correio da Manhã já começou a preparar o clássico de Sábado.

Jornais 26/02/2009











Os Jornais de hoje dão óbvio destaque à derrota do Sporting por 0-5.
No jornal "A Bola" o jogo de Madrid parece estar esquecido Só "O Jogo" e o "Record" ainda chamam o assunto à capa, o primeiro com uma capa " à Bola" e o segundo preferindo dar destaque no seu cantinho habitual à garrafa de água que acertou no Lucho em Madrid.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pérolas do passado















No dia 14 de Agosto de 2001 o amigo "Record" dava asas à indignação benfiquista pondo na capa quem eu penso ser (não tenho a certeza) Martins Dos Santos. Se repararem mais abaixo à direita temos a apresentação do "F1 Benfica". Não sei o que terá sido feito do bólide mas o meu palpite é que deve ter sido derretido para fazer bicicletas.

Jogo do FCP em Madrid

No dia seguinte ao excelente empate do FC Porto em Madrid, no estádio do Atlético 2 jornais destacaram com justiça e naturalidade o resultado "A Bola" e "O Jogo":













Já o velho "amigo" jornal "Record" prefere dar destaque ao jogo de hoje do Sporting:
De qualquer forma destaca o FCP de forma pouco habitual, ocupando quase 1/5 de página













Veja-se agora a capa do jornal "A bola" no próprio dia de jogo dando mais destaque ao jogo do Sporting 2 dias depois e dando a mesma importância do jogo de 2 equipas estrangeiras (inter-Manchester)














E o Record a dar a táctica:

FOI GOLO!
























A primeira situação que vos trago é o famoso suposto "golo" do Petit no estádio da luz.
O Jornal "A Bola" fez uma bela capa com letras garrafais que diziam "Foi Golo!", o jornal "Record" com a sua habitual má educação nem comento. Ainda hoje se fala disso.
Curiosamente, passou completamente despercebido o golo de Clayton de canto directo no estádio da luz que tirou um ponto que podia ter dado o título ao FC Porto que perdeu o campeonato para o Boavista por precisamente 1 Ponto !


Bem Vindos!

Todos nós portistas ou adeptos de outros clubes que não os grandes de Lisboa ficamos muitas vezes revoltados com o pouco destaque dado aos nossos êxitos pela imprensa Lisboeta.
Este blogue pretende de uma forma descontraída ir dando conta dessas "injustiças", sabendo de antemão que a função de um jornal é precisamente vender papel...
Vamos postando e ver como isto corre.

Um Abraço